Cinema Em Casa: Valentín – A Outra Transição

Documentário que analisa o assassinato do jovem membro da CNT (central sindical anarquista espanhola), Valentín González, ocorrido em Valência em junho de 1979, durante o período de “transição democrática” na Espanha, e apresenta o contexto político e social no qual ocorre, a partir de um posicionamento crítico e libertário.

A chamada “transição espanhola”, ao contrário do que muitos historiadores chapa branca dizem, esteve longe de ser um processo pacífico e isso o filme mostra bem. Muitas pessoas lutaram – e morreram! – contra a política e os pactos de gabinete (inclusive com os comunistas reencenando mais uma vez traição à classe trabalhadora e relembrando, inclusive, as traições da Guerra Civil espanhola) das elites e foram silenciadas e esquecidas sistematicamente pelo establishment político/cultural.

E o filme é uma reparação histórica, um lembrete permanente de como os políticos profissionais, independente de coloração, não pestanejam em abandonar sua classe e o povo para defender interesses escusos.

O filme fala da particularíssima e inesquecível trajetória política dos espanhóis durante o século XX, mas também sugere reflexões sobre o momento atual brasileiro.

Valentín – A Outra Transição, é um documentário de 54 minutos, produzido pela CGT (uma das centrais sindicais anarquistas da Espanha – a outra é a CNT),em 2016, e foi traduzido e legendado pela Imprensa Marginal, que vem fazendo um trabalho sem precedente legendando outros filmes significativos pra alimentar nossas reflexões,práticas e dissidências em direção a um mundo onde caibam todos os mundos.

Anúncios