E Zás #54 – Sleaford Mods novo e doc sobre Tim Kinsella

Sleaford Mods é uma “mania” musical recente minha; Tim Kinsella foi um cara que moldou parte da minha percepção sobre arte/expressão no fim dos anos 1990. LEIAM!

1. O Sleaford Mods é meu grupo britânico favorito no momento. Por que? Cultura mod, fracasso de classe trabalhadora (uma saraivada de pensatas pra constranger/embaralhar o raciocínio de um Mike Leigh ou Ken Loach), The Fall, eletrônica minimalista, Wu Tang Clan, pós-punk tudo lado a lado e dá pra ter um horizonte sonoro do grupo, só isso. Nada: muito mais! Lançarão o álbum  English Tapas em março de 2017 e fizeram turnê com o Steve Ignorant. Precisa de mais? Ah, e eles odeiam o Chumbawamba – como deixaram claro na canção “You’re Brave” – e isso os coloca no rol de coisas paradoxais que eu amo AMAR, rs. As letras são incríveis,mas só dá pra sacar com ajuda da internet. Sério. Sotaque mais estranho do mundo.

2. Tim Kinsella é um artista de Chicago, EUA. Foi vocalista dos incríveis Cap’n’Jazz, do indecifrável Joan Of Arc (ainda em atividade), dentre outros grupos, tem carreira solo, escreveu um punhado de romances que quero MUITO ler e  ganhou um documentário sobre sua carreira absurda até aqui.

“Your War (I’m One Of You)” fala de sua vida e carreira através de depoimentos de amigos, familiares, admiradores e, obviamente, dos músicos que tocaram com ele. O objetivo do filme é só um: celebrar seu legado tão único que tem cativado fãs por mais de 20 anos. Confissão? Depois de ouvir o CD duplo com a discografia do Cap’n’Jazz, eu só pensava em ter uma banda pra poder cantar da forma peculiar como Kinsella cantava. E destrinchei as letras com meu velho dicionário de bolso Michaelis por semanas a fio! (vergonha da porra!)

