E Zás #46 – Futebol & política, Coruja BC1 e doc She’s A Punk Rocker

  1. Futebol arte? Aqui o lance é futebol política! Contra o futebol moderno, sempre! O ótimo Libcom.org tem uma seção toda dedicada ao assunto de onde podemos ler sobre a história do goleiro Volker Ippig, squatter anarquista do St. Pauli, ou uma entrevista muito boa de Toni Negri sobre futebol (“Eu era fã do time italiano quando ganhou em [Copa do Mundo de] 1982. Na época estava na prisão. Foi o único dia em que nos abraçamos com os guardas. Fomos autorizados a ter uma parte dos prisioneiros na mesma cela para assistir ao jogo. E quando o jogo terminou, eles abriram a porta e nos abraçamos. Foi um pouco equivocado / ambíguo! (Risos) O futebol tem uma lógica muito diferente da do resto da sociedade”).

    Futebol pra quem entende o Eric Cantona…

2. Faixa nova do Coruja BC1, um dos rappers que tá sendo apontado como uma das grandes “sensações” do rap brasileiro em 2017. Será?

Acho tudo muito esquematicamente planejado,uma arquitetura muito visível mesmo da imagem que tá criando para si… E mesmo suas punch lines – que vem sendo muito comentadas – não me pegam. Enfim: tô acompanhando mas o rap, ao menos em sua versão mais careta, é muito geracional e ocorra que esteja velho demais pras rimas do Coruja.

3. “She’s A Punk Rocker U.K” é um documentário britânico dirigido por Zillah Minx e editado por Sid Truelove, centrado no papel das mulheres no punk 70/80 no Reino Unido. O filme foi feito de maneira totalmente faça-você-mesmo e é uma história oral pelas protagonistas do punk.

Caroline Coon, a famosa artista plástica e ativista política feminista inglesa diz que “mulheres punks mudaram a forma de encarar a mulher publicamente. Foi muito estimulante para mulheres universais. A história do punk quase poderia ser a história da libertação das mulheres”. O filme segue essa linha de raciocínio e entrevista muitas das protagonistas femininas do gênero.

Vale lembrar que a diretora Zillah Minx é a vocalista da banda Rubella Ballet desde1979.

TRILHA SONORA
Godspeed You! Black Emperor – ‘Allelujah! Don’t Bend! Ascend!
Henry Cow – Western Culture
Hank Williams – The Complete Hank Williams (disc 3)
Grupo Um – A Flor de Plástico Incenerada
Guarda Moçambique de N. Sra. do Rosário da Nova Gameleira – Moçambique da Nova Gameleira – BH/MG
Einsturzende Neubauten – 2×4
Egberto Gismonti – Dança das Cabeças
2 Cruzeiros de Bala – Tua Inveja te Carcomendo os Olhos
CAN – Monster Movie
Uncurbed – Youth Against Police Brutality

LENDO
Liev Tólstoi – Padre Sérgio

 

 

 

Anúncios