E Zás #45 – Prefeito anarquista?,Dúvidas da tragédia perfeita e Maga Bo

1.Um prefeito anarquista? O Le Monde Diplomatique fez um textinho bem pobre o ex-prefeito de Reykjavík, Jón Gnarr, um “punk gravemente disléxico, com um percurso atormentado, admirador de Tristan Tzara, Pierre-Joseph Proudhon e Mikhail Bakunin”.

Mas o sempre bom DESOVA fez uma entrevista ÓTIMA com Gnarr que dá um pouco mais de profundidade para o assunto e apresenta, em primeira pessoa, algumas reflexões interessantes sobre essa inusual experiência:

(…) política é um nonsense completo. E, durante as campanhas, foi um negócio fora do controle,  pessoas gritando umas com as outras… Elas, no caso, os políticos, não tinham o menor equilíbrio. Então, para nós, foi como andar sóbrios num festa muito doida, cheia de gente chapada, e começar colocar gente para fora. Algo como: ‘chega para você por hoje, vá para casa! Tire essa sua droga da mesa, você já teve o suficiente! Jogue isso no vaso sanitário e dê descarga!’ (risos) E, claro, eles ficaram putos: ‘aaaah! Você não pode pegar minha droga!’

Pra entender um pouco mais do contexto em que se deu a eleição de um punk anarquista comediante na Islândia, recomendo ainda esta reportagem do The Guardian e o documentário abaixo – ambos em inglês:

2. “Teoria da conspiração ou desconfiança justificada? Após a queda do avião que, dentre outras vítimas fatais, resultou na morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, o empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras e mais três pessoas imediatamente se instaurou um debate narrativo sobre o que aconteceu.” – é sob este debate que o site Outras Palavras listou “dez (BONS!) fatos para duvidar da tragédia perfeita”.

3. Pra falar a verdade, nem sabia que o Asian Dub Foundation ainda existia e foi este remix incrível do Maga Bo que fez este grupo tão ligado aos anos 1990 voltar ao meu radar.

TRILHA SONORA
Tinking Fellers Union Local 282 – Tangle
Third World War – s/t
This Bike Is A Pipe Bomb – Front Seat Solidarity
Squarepusher – Big Loada
Objeto Amarelo – Panzertunel
Maria Bethânia – Álibi
God Is My Co-Pilot – Get Busy
Itamar Assumpção – Caixa Preta

LENDO
Henry Miller – Crazy Cock
Rumo A Estação Finlândia – Edmund Wilson

ASSISTINDO
Baarìa – Giuseppe Tornatore
Downton Abbey (1° Temporada)
Sirens (1° Temporada)
Colony (1° temporada)

Anúncios