E Zás #40 – Leviatã hobbesiano; nós, as poeiras estelares, e o disco do Matéria Prima

  1. Thomas Hobbes é um autor definitivo e, no plano da política, arrisco dizer que suas ponderações tem maior vigência inclusive que as de Maquiavel. A sua obra O Leviatã (baixe aqui) é fundamental de tantas formas que cito apenas uma: o detalhamento do porquê o Estado temer tanto a população para além de suas estruturas oficiais/judiciais, e a razão de propagar a forma-Estado como única maneira de “organizar” a sociedade. Tá tuda esmiuçada ali! Vale também a leitura desse texto de João Paulo Monteiro pra ajudar a entender o que há por detrás do Leviatã hobbesiano.

    Mas tratei rapidamente da opus magna de Hobbes pra repassar uma dica do amigo e filósofo Rodrigo Ponce pra quem quiser se aprofundar nesta obra e saca de espanhol e inglês: o dossiê “Hobbes: Poder, Imagem Y Soberanía” (baixe aqui) da revista madrilenha de Filosofia Política Las Torres De Lucca.

  2. Não sei se isso serviria de rechaço ou endosso àquele(a) coleguinha com ego enorme, que vive a vida como se estivesse numa passarela, mas agora é fato científico: SOMOS TODOS POEIRA DE ESTRELAS!
     

    estrelas

    As estrelas são indiferentes para a astronomia assim como os homens são indiferentes para a biologia?

  3. O Matéria Prima, MC de Belo Horizonte pode estar fora do eixo Rio-SP, mas faz por onde ser notado. O seu novo trabalho “2 Atos”, em parceria com Gui Amabis tem resultados irregulares, em minha humilde opinião, mas é mais um esforço consciente em tentar manter o rap BR relevante para um público maior. Entrevista pá-pum no Noisey com o rapper e o link pra escutar o álbum abaixo:


    TRILHA SONORA

    Dillinger Four – More Songs about Girlfriends and Bubblegum EP
    Operation: Cliff Clavin/Max Levine Ensemble 7″
    Feel Lucky Punk (coletânea)
    Olodum – Egito Madagascar
    Oysterband – The Shouting End of Life
    Pop Group – Cabinet of Curiosities
    Schwartzeneggar – Art and Craft
    The Slits – Return Of Giant Slits
    Metá Metá – Metal Metal
    Soft Pink Truth – Why Do the Heathen Rage?
    Trespassers W – Potemkin
    Tuna – O Mudo Mundo Com A Nossa Voz LP
    Victor Jara – Te Recuerdo Amanda

Anúncios

Um pensamento sobre “E Zás #40 – Leviatã hobbesiano; nós, as poeiras estelares, e o disco do Matéria Prima

Os comentários estão desativados.