lungfish-ben-clark

Meus Herois Não Estampam Selos: Lungfish

(foto por Ben Clark)

O segredo mais bem guardado da Dischord Records, a banda “predileta” do Ian Mackeye, um culto tão obtuso a definições quanto as letras místicas e enigmáticas do seu vocalista, Daniel Higgs. Jamais esqueça este nome: L U N G F I S H.

Ainda que o Lungfish seja de longe a mais prolífica das bandas da Dischord Records (10 álbuns!!), não alcançou nem de longe o sucesso de bandas como Fugazi, Jawbox, Minor Threat etc. Hermético, hipnótico, o transe/transa de seu som parece ser pesado demais para alguns e o misticismo obtuso da lírica de Daniel Higgs parece não chegar aos ouvidos que buscavam estoicismo a moda do Fugazi. O que dizer? Azar destes!

Minha aposta particular? Vão se tornar mais e mais influente daqui em diante! Public Radio estadunidense fez recentemente um programa de rádio dedicado a banda, as matérias entusiasmadas sobre o legado do grupo não param de pintar por aí (aqui, aqui e principalmente aqui), seus membros continuam produzindo música em alta rotação (com destaque para Daniel Higgs) e a boataria sobre uma volta aos palcos do grupo aumenta – dado que eles nunca encerraram sua história oficialmente!

Mas, melhor do que tudo isso, são suas apresentações ao vivo! Abaixo, coloco algumas apresentações ao vivo, depois o streaming de alguns álbuns do grupo e, por fim, o registro encantador da performance de Daniel Higgs na Cachoeira do Pedrão em Heliodora, um dos momentos mágicos na vida de todos que puderam presenciá-lo!