josebezerra

José Bezerra

José Bezerra nasceu em 1952 na cidade de Buíque, interior de Pernambuco, onde o sertão confina com o agreste. José foi lavrador, jóquei de carreiras improvisadas, trabalhador braçal, carreiro e tantas outras atividades a que a pobreza obriga. Matou bichos para comer, derrubou árvores para fazer lenha, coisas que hoje o infelicitam e que tenta expiar pela arte.

Há uns dez anos José teve um sonho em que era chamado a realizar os trabalhos que faz hoje em dia. Deveria tornar-se artista. A partir daí ele passou a olhar as madeiras que o cercavam e a intervir nelas. José não esculpe de forma tradicional, atuando sobre um bloco de madeira de modo a alcançar uma forma definida. Procura ver uma figura que já se insinua no lenho – em geral, umburana, seu tronco, galhos e raízes – e trazê-la à tona com a intervenção rude de um facão, grosa, formão e serrote.

Josebezerra2
Para ele, se trata de alcançar uma figura e simultaneamente manter seu vínculo com a madeira bruta de que partiu e com os instrumentos e gestos que nela agiram. Essa decisão confere a suas esculturas uma intensidade incomum. José trabalha em geral com toras retorcidas, típicas da vegetação do lugar, como é o caso da umburana. Esse aspecto irregular, unido aos poucos talhos que as conformam, produz um resultado notável. (Leia mais do texto de Rodrigo Naves aqui)

***

Josebezerra3

 

Conheci a obra incrível deste artista do interior pernambucano por mero acaso: o fato de sua última exposição (na Galeria Estação, em São Paulo) ter tido a curadoria do amigo Tiago Mesquita fez com que meu interesse pela obra do artista surgisse. Infelizmente a exposição já saiu de cartaz, mas temos as imagens das obras e dois vídeos interessantes. O primeiro, um bate-papo entre o Tiago Mesquita e o diretor do Inhotim sobre a obra de José Bezerra:

 

 

Em seguida, um mini doc sobre a produção in loco do artista pernambucano:

 

 

Acho que as imagens falam por si só, mas recomendo os vídeos mesmo assim!

Josebezerra4

 

Josebezerra5

 

Josebezerra6

 

 

Você também poderá gostar:
O ser e o Tempo de Gilvan Samico
As Sete Faces do Dr. MZK