joao-nogueira

E Zás #37 – Uma Geral No Que Tá Rolando

1. De Chiapas a Rojava: mais do que apenas coincidências!

(alguns trechos) “… a trajetória similar que o Movimento Curdo e os Zapatistas tem trilhado demonstra a ruptura decisiva com a noção vanguardista do Marxismo-Leninismo e uma nova abordagem para a revolução, que vem de baixo e almeja a criação e uma sociedade livre e não-hierárquica. (…) A revolução em Rojava e Chiapas são poderosos exemplos para o mundo, demonstrando a enorme capacidade de organizações de base a e importância de ligações comunitárias como opositores a atomização capitalista social.

 

2. Transfobia. Uma multidão alucinada. O horror! O horror! A reportagem na VICE apresenta o vídeo abaixo. Aterrador!

 

 

3. Um gamer fez de The SimCity um experimento social interessantíssimo – de uma criatividade digna do que fizeram os Luther Blisset com a ficção escrita nos anos 1990… (novamente na VICE)

 


4. Pés e cebolas? Alimentos que nascem a partir de si mesmo: experimentos simples e funcionais. Quem se habilita?

 

5. “Após sete anos, Nacional e Juventus ganhou ares de clássico — e os times foram acompanhados como algo muito exótico, porque desconhecidos” – uma reportagem CLÁSSICA sobre um não-clássico do futebol moderno (leia-se MERCADORIA).

 

6. E um bom samba pra finalizar: João Nogueira, mestre absoluto na mais brasileira das artes, em álbum completo e num elegante curta-metragem! (dicas de Thiago França e Bernardo Oliveira)