ataquesonoro2

Fragmentos de uma História Política Subterrânea Sul Mineira III

Esse é o primeiro post com acervo do mestre Tiago Mesquita, hoje crítico de arte e professor universitário em São Paulo, irmão do Lauro Mesquita, que foi guitarrista/vocalista d’Os Neuza e Space Invaders – que foi a maior banda da nossa geração.

Tiago era, de longe, o cara mais informado sobre anarquismo e música de nossa turma. Não é exagero dizer que 90% da informação consumida pela nossa turma em ambos os assuntos, em Pouso Alegre, tenha sido filtrada por ele. E ainda bem! Dado o volume de informação com a qual lidávamos, ficaríamos desnorteados diante daquilo. Quem dava algum norte possível praquele caos todo era ele. Sem contar que é uma das melhores prosas do universo – além de ter um fôlego enorme.

Era comum eu sair de minha casa, de bicicleta e minha mãe perguntar:

– aonde você vai?

– vou no centro.

– vai demorar?

– não

-mas tá indo aonde?

– na casa do Tiago e do Lauro…

-Ah, tá. então VAI demorar.

O material abaixo, é uma primeira – e pequena – amostra do que ele guardou nestas 2 décadas. Tem muito mais material impresso, vídeos e fitas k7 que com o tempo vou disponibilizando e com a rubrica “Acervo Tiago Mesquita”.

Convocatória para o V Ataque Sonoro, organizado pela ULMG. Punk e política radical andavam bem juntos nessa época na região. Em resumo: o que costumava nos chegar a respeito de política acabava filtrado pela experiência contracultural. No caso, o punk.

ataquesonoro

Acervo Tiago Mesquita

O Bigorna (abaixo) era o órgão oficial da Juventude Libertária, grupo composto basicamente por anarco punks e straight edges paulistas, com núcleos maiores na Zona Sul de SãoPaulo e em Guarulhos, que representou alguma influência aqui no Sul de Minas. Posteriormente, quando passei a morar em São Paulo, acabei morando com membros do grupo em Santana e na moradia estudantil da USP.

bigorna1

Acervo Tiago Mesquita

bigorna2

Acervo Tiago Mesquita

bigorna3

“Liberte sua revolta (mas não entre para o PC do B)”. Acervo Tiago Mesquita

bigorna4

“A verdadeira sociedade alternativa”. Acervo Tiago Mesquita

Boletim da ULMG e Boletim Unificado. Pelas datas, dá pra supor que seja a primeira e a segunda edição de um mesmo boletim, apenas com nome trocado – e definitivo – a partir do segundo número.

boletimulmg

Acervo Tiago Mesquita

boletimulmg2

Acervo Tiago Mesquita

boletimulmg3

O grifo é só pra lembrar que esta data vai render um post especial no blog…

Um exemplar de flyer (ou filipeta) da época, de banda de Três Corações e o projeto de capa de uma demo que nunca chegou a encontrar a luz do dia. Um e outro, pelo que são e pelo que significa(ra)m, marcam bem o espírito da época.

osneuza_moshybaflyer

Flyer d’Os Moshyba, de Três Corações, e capa da demo nunca lançada d’Os Neuza, quarteto que daria origem ao trio Space Invaders, de Pouso Alegre. Acervo Tiago Mesquita

Abaixo, uma foto do Tiago Mesquita, no auge de seus 16/17 anos, fazendo o que mais gosta de fazer: papear. E quem conhece o fera sabe: nessa arte, ele é eternamente campeão mundial! Eu mesmo sou grato por gastar tanto verbo, ajudando-me a conhecer tanta coisa massa do mundão.

Tiago é o primeiro à esquerda (RA!), trocando ideia com Guy Picciotto (ex-Fugazi), em 1994, em Belo Horizonte, durante o BHRIF

Tiago é o primeiro à esquerda (RA!), trocando ideia com Guy Picciotto (ex-Fugazi), em 1994, em Belo Horizonte, durante o BHRIF. Acervo Tiago Mesquita

 

Leia também:

Parte I
Parte II

 

2 pensamentos sobre “Fragmentos de uma História Política Subterrânea Sul Mineira III

  1. RA! Valeu meu rei. No Bhrif eu tinha 16 e o primeiro BU é sobre Anita, o Squat de Juiz de Fora. Quero ver quando entrarem os vídeos, uma porção de foto que achei aqui. aí, a jurupoca vai piar fininho.

Os comentários estão desativados.