make-up_capa

Punk 90: Make-Up & Los Crudos

É sabido que o punk rock/hardcore nos anos 80 nos Estados Unidos era um troço maravilhoso. Mesmo um filme mediano como o American Hardcore não deixa dúvidas:

Mas os anos 90, olhando daqui de 2014, guardou uma ou duas lindas surpresas pro mundão. Bikini Kill, Naked Agression, Born Against, J.Church, Trenchmouth, Nation Of Ulysses… a lista é enorme, variadíssima e guarda um ou dois segredinhos a serem descobertos pelas novas gerações.

Desses nomes, duas grandes bandas passaram pelo Brasil e causaram algum impacto subterrâneo: Los Crudos, quarteto power violence de Chicago muito influente na seara do punk mais politizado e o Make-Up, de Washington D.C, formado das cinzas do Nation Of Ulysses, liderados pelo performático e controverso Ian Svenonius. Não bastasse a ideia aparentemente esdrúxula de mesclar rock bubblegum francês, soul music, energia punk e teoria situacionista, dá pra dizer que toda a estética do hipsterismo do século 21 foi antecipada em quase uma década por eles – se isso é bom ou ruim, cabe a quem analisa/desfruta da obra deles. Eu sou fã incondicional.

Abaixo, a digitalização das matérias completas com ambas as bandas no incrível – e extinto – fanzine Punk Planet. Vale lembrar, que nessa mesma edição (#21, novembro/dezembro de 97, calhamaço lindo de 178 páginas!), ainda tinha, dentre inúmeras matérias, resenhas etc etc, entrevistas com as bandas Tsunami e Joan Of Arc, por exemplo.

Vale a pena baixar, até porque tanto o Martin do Los Crudos quanto Svenonius do Make-Up são homens de ideias e não costumam ficar de palavrório frívolo. Vale dizer que nenhuma destas entrevistas se encontra na edição nacional do livro We You Owe Nothing: Punk Planet Interviews (aqui Não Devemos Nada A Você, que, inclusive, suprimiu a entrevista com o Chumbawamba, em relação à edição original)

make-up1

make-up2

make-up3

make-up4

make-up5

make-up6

make-up7

make-up8

crudos1

crudos2

crudos3crudos4

crudos5

crudos6

crudos7

crudos8