chomsky-10

Meus Heróis Não Estampam Selos: Noam Chomsky

“Avram Noam Chomsky é um linguista, filósofo e ativista político estadunidense. É professor de Linguística no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Seu nome está associado à criação da gramática gerativa transformacional.” Esse é o parágrafo inicial do verbete sobre Chomsky no Wikipedia. Pros ativistas políticos de esquerda mundo afora, ele é muito mais: é a maior referência de “intelectual público” e de trabalho incansável em prol de uma visão de mundo onde ideário socialista e liberdade não sejam rivais.

No mesmo verbete do Wikipedia, tem uns trechos dessa patetada reaça descascando o abacaxi pro lado dele. Legal é essa fala da Camile Paglia – alguém aí se lembra que nos 90 a imprensona queria vender ela como a “única feminista que prestava”?

Alan Dershowitz: “Chomsky não tem nenhuma credibilidade entre pessoas sérias que se preocupam com a verdade. Ele seria uma piada se não fosse tão influente entre a esquerda-dura irracional e os acadêmicos anti-intelectuais que propagandeiam seus estudantes ingênuos a se mudarem para o Planeta Chomsky, onde podem viver suas vidas paranóicas privados de qualquer contato com a realidade do planeta Terra.

Camille Paglia: “O ódio de Chomsky aos Estados Unidos é patológico – decorrente de algum problema bilioso com figuras paternas que é muito fétido para ser explorado.

chomsky

Eu recomendo pra qualquer pessoa com ambições intelectuais e sentimentos de solidariedade e compromisso social, a leitura de seu clássico artigo “A Responsabilidade dos Intelectuais”  e o também atualíssimo artigo “Pensamento Burocrático”, do Pablo Ortellado, que é uma espécie de comentário do texto de Chomsky.

Abaixo, uma seleta de vídeos clássicos do verdadeiro “bom velhinho” (hehehe), como o incrível debate com Michel Foucault, sua entrevista no Roda Viva, o fundamental documentário “Noam Chomsky – Fabricação do Consenso” entre outros vídeos incríveis. Aqui, o pdf de seu livro que acredito ser o mais atual e vigoroso, onde expõe essa oposição subjacente a todo embate político entre Lucro e as Pessoas.

Chomsky chuta bundas!

Um pensamento sobre “Meus Heróis Não Estampam Selos: Noam Chomsky

Os comentários estão desativados.