poster-igualdadedegenero

Poster For Tomorrow no Brasil + Convocatória 2013

Uma das boas surpresas deste início de ano foi a chegada ao Rio de Janeiro, da exposição Poster For Tomorrow, projeto da organização sem fins lucrativos 4tomorrow, criada em Paris. Com um tema geral, Igualdade de Gênero Já!, foram selecionados por um júri internacional (formado por 50% de homens e 50% de mulheres) 100 posteres a partir de uma seleção entre 2780 posteres enviados por artistas do mundo inteiro. O resultado que chega até quem assiste à exposição é inspirador e foi um casamento feliz o fato de escolherem a galeria Casamata na Comuna para abrigar este projeto encantador.

O projeto existe desde 2010 e nasceu com o intuito de debater e levantar questões relacionadas aos direitos humanos (liberdade de expressão e pena de morte, por exemplo), através da criação de posteres de artistas do mundo inteiro. A expo já esteve presente em 5 continentes e com 80 exposições em 55 países. É a primeira vez que chega no Brasil, e, INFELIZMENTE, não há nenhum poster brasileiro na presente exposição.

Um Lugar Para Morar - tema da exposição de 2013 - inscreva-se!

Um Lugar Para Morar – tema da exposição de 2013 – inscreva-se!

Por isso que interessa sobremaneira saber que a convocatória para a exposição de 2013 já foi lançada! E o tema é o direito à moradia. Resumindo: tema muito caro ao Brasil e particularmente ao Rio de Janeiro e sua especulação imobiliária galopante. Designers, artistas e ativistas: mãos a obra! Como no site ainda não há versão em português, fiz uma versão tosca que vai abaixo:

Um lugar para viver, não apenas para dormir

“Casa” tem um significado diferente para cada um de nós. O lugar onde crescemos, o lugar em que vivemos, o lugar ideal para relaxar e descontrair, ou o local para ir com os amigos depois do trabalho, por exemplo. Mas para muitos outros, é um sonho, um lugar que aspiram, enquanto sobrevivem em abrigos temporários ou dormem ao relento nas ruas porque não há outro lugar para ir. Não deveria ser assim. A Organização das Nações Unidas nos lembra a respeito do direito de cada homem, mulher e criança, de ter um lugar para viver. Não só como um abrigo das intempéries meteorológicas, mas um local que não apresente risco à vida, seguro e “em paz e com dignidade.”

Poster For Tomorrow 213 vai concentrar todas as suas ações na promoção do direito universal à moradia. Um grande tema, de modo que vamos abordá-lo de uma forma um pouco diferente. Não será um tema central, como é habitual, mas, para além dele, a cada mês, de fevereiro a junho, vamos introduzir subtemas que abordam diferentes aspectos: causas, conseqüências, estatísticas e soluções. Por hora,  queremos que você se concentre em uma coisa: o direito à moradia.

Mensagem: todo mundo merece um lar.

Reflexão: a casa é o início de um futuro melhor.

Pense por um momento o que é uma casa – é mais do que quatro paredes e um teto. E o que representa para milhões de pessoas que vivem em áreas carentes, em casas ou abrigos temporários e nas ruas… um sonho impossível. Quebre este ciclo é necessário para os que vivem nessas condições e, assim, poder superar a pobreza e integrar a sociedade sem ter novamente a incerteza sobre onde passar a noite e os perigos que eles enfrentam em virtude de viver ao relento.

Liste as razões por que exista pessoas desabrigadas, como pobreza, má sorte, vícios, doenças mentais, despejo, a falta de habitação a preços acessíveis, problemas de relacionamento, a violência doméstica e familiar. Estas razões são pessoais ou sociais, e existe uma solução para elas. Habitação. Em 2013, com as cidades densamente povoadas, como nunca antes, e a atual crise econômica, é o momento ideal para abordar esta questão. Porque ainda é uma questão difícil de definir, difícil de enfrentar e resolver. Não importa por que as pessoas não têm uma casa, o que realmente importa é reconhecer o direito à moradia e, portanto, isso implica, ter a chance de uma nova vida.

CRONOGRAMA PARA PARTICIPAR DA EXPOSIÇÃO

Março de chamada de 10 de Março . Abre para apresentação de propostas

10 de julho . Encerramento da convocatória

20 de Julho. Primeiro júri
10 de setembro . Júri online

10 de Outubro . Júri se reúne em Paris

10 de Dezembro . Abertura da exposição

A exposição no Rio de Janeiro fica em cartaz até o dia 02 de Fevereiro, na galeria Casamata, no espaço Comuna e o serviço vai abaixo:

SERVIÇO

O que? Exposição Igualdade de Gênero Já!

Quando? 30/01 a 02/02 – 12h às 22h

Onde? Galeria Casamata – Espaço Comuna

Rua Sorocaba, 585 – Botafogo – Rio de Janeiro

Quanto? No Vasco!

Este e o cartaz da abertura do post estão na atual exposição

Este e o cartaz da abertura do post estão na atual exposição

(montagem da exposição de 2010)

(cartazes da exposição sobre Liberdade de Expressão)