vei-na-boa3

E… Zás!! #5 – Uma geral no que anda rolando!

1. Difícil encontrar um site tão MASSA, mas tão MASSA como o Continuo. Numa boa, o pessoal (ou pessoa) responsável pelo site faz pesquisa primorosa do lado mais obscuro da produção cultural contemporânea de vanguarda. Por exemplo, essa coletânea portuguesa do início dos 1990, Feedback 001, reunindo música experimental, pós-punk e anarcopunk… UOU! Muito ousada até pros padrões atuais. O site acabou, mas o arquivo tá lá, lindamente organizado para nosso deleite.

2. Hoje tem o último episódio do reality Rally Mongol, no canal a cabo Multishow (horário e outras infos, clique aqui). Ok, 90% dos realities dessa emissora tem como mote “acompanhe a vida de playboys cariocas fazendo nada por aí”. E, sinceramente, vida de playboy não me interessa em nada – talvez como ficção em livro do Marcel Proust ou em filme do Robert Altman. E playboy carioca… é o suprasumo do que pode ter de pior em torno do conceito “ser humano”. Só que no Rally Mongol, o canal investiu no revés dessa moeda: são quatro fanfarrões cariocas que se jogaram em um rally freak não-competitivo que atravessa ⅓ do território terrestre do planeta. E fanfarronagem é um troço muito legal. E no que diz respeito ao conceito “farra”, poucos “povos” são melhores que os cariocas.

Fiz uma matéria sobre o programa pra VICE, meu site predileto de “fanfarronagem SÉRIA” (espero que faça sentido…), e vocês podem ler aqui.

3. Outro site que sempre curti e que agora colaboro é o Matéria. Muito pensamento (MESMO) sobre música (e “adjacências”) sem compromisso com mercado. E é sempre ótimo ver gente escrevendo sem se preocupar com a opinião de vendilhões como Pitchfork e quetais. Inclusive, fiz uma lista de melhores do ano pra eles. Olha ao que estamos nos submetendo…😉

4. O Hurtmold lançou mais um disco garboso, Mils Crianças, no fim do ano passado e o Bernardo Oliveira entrevistou e resenhou  – banda e disco. E abaixo tem o filme “Agatha Christie” do truta Felipe “Smooth” Narvaez, documentando a passagem do Hurtmold por um pedacinho da Europa.

<p><a href=”http://vimeo.com/45907460″>Hurtmold – AGATHA CHRISTIE</a> from <a href=”http://vimeo.com/user6063731″>COMMANDERMINDBLOW-felipe narvaez</a> on <a href=”http://vimeo.com“>Vimeo</a>.</p>

5. Bom, o Criolo passou muito rápido de aspirante à artista consolidado e quem acompanha música no Brasil teve que esbarrar com este fato de uma forma ou de outra. E hoje (11/01/13) e amanhã ele toca no Circo Voador, aqui no Rio de Janeiro. Ele passou pela mesma casa ano passado e foi IMPRESSIONANTE. O vídeo abaixo não deixa muita margem pra dúvidas.

E navegando no site dele, descobrio o vídeo abaixo, muito bonito mesmo, do Criolo cantando “Ribeirão”, que está no álbum GRAÚDO do Rodrigo Campos, Bahia Fantástica.

6. Thiago França e Kiko Dinucci são incansáveis! Mal o povo se recuperava da ressaca do reveillon e eles soltam estes dois álbuns. Nem preciso dizer que é demais, cheio de vontade de virar o jogo – como tudo que eles costumam fazer. E teve o álbum MetaL MetaL, do Metá Metá, que por si só fez de 2012 um ano especial pra música popular brasileira de invenção. Baixa aí.

7. Hoje acordo e vejo nas redes sociais mais uma pérola do merduncho do Danilo Gentili: “E esse dado da ONG Gay aí que ‘1 gay é morto a cada 26 hs’? 140 heteros são mortos a cada 24 hs. Alguém aí come meu cú hj? Só por segurança.”. Véi, na boa: se o que esse fera e sua gangue fazem é humor, me deixem fora dessa, por favor! Essa claque leite-com-pêra se arvora no tal do “politicamente incorreto” (ainda dedicarei um post sobre o mau uso do termo), como mostra o documentário O Riso Dos Outros – vale ver só pra sacar como o Laerte (GIGANTE!) humilha a tchurma.

Ok, supondo que eu comungue das mesmas posições (rasas) e filosofia (hm?) do povo do stand up comedy brasileiro, aqui vai minha ideia de politicamente correto – um, clássico imbatível nativo; outro, um mestre estadunidense.

Divirtam-se!